Sisu – Saiba tudo sobre o programa do Governo

Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – Este sistema foi criado pelo MEC com o objetivo de democratização e universidades públicas que promovem oportunidades de emprego. A Universidade de Estudos Internacionais de Xangai, juntamente com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), permite que os candidatos solicitem vagas em instituições públicas no Brasil.

Não há possibilidade de inscrição e possibilidade de inscrição em vestibular no país de outro país, possibilitando que mais candidatos participem do processo, principalmente os de menor renda, o importante papel da democratização da educação .

Instituições brasileiras de todo o país aderiram hoje à dieta como parte de ou totalmente toleradas na forma de cursos de graduação. Quer saber mais sobre o processo de seleção e aprender como a alfândega alimentar pode ajudá-lo a conseguir um lugar na faculdade? Por favor, leia nosso guia completo e completo para você!

 


Como funciona o Sisu?

O Sisu é uma plataforma interativa onde você pode escolher entre programas de estudantes em agências do governo brasileiro. A inscrição é realizada em uma fase, completamente online e gratuita.

O processo de seleção ocorre duas vezes por ano antes do início de cada semestre. Em média, os candidatos podem escolher três dias para escolher o curso para o qual desejam se inscrever.

Todos os dias, na fase de registro, os registros de carros sobre as aulas participantes são publicados. Com a ajuda desses candidatos, se eles forem escolhidos no curso de obter um diploma em Enem, eles podem ser guiados. Se o seu nível for inferior à classe de redução, você poderá alterar o curso durante o período de inscrição.

Ao final desse processo, os candidatos eleitos são cancelados e devem se registrar na instituição em que são aceitos.

 


Quem pode participar do Sisu?

Todos podem participar do Sisu, desde que participem do teste do Enem um ano antes do processo de seleção, e recebam zero grau ou mais no trabalho.

Embora não haja restrições de classe para a participação na SISU, algumas instituições podem definir um nível mínimo para determinados cursos, mas os candidatos abaixo dessa meta não podem competir.


Quais os tipos de curso oferecidos?

Cursos individuais de treinamento avançado são realizados em universidades estaduais e municipais, estaduais e federais. O curso é oferecido em vários turnos e regiões, com três formas diferentes:

  • Tecnólogo

O curso técnico ou técnico dura de 2 a 3 anos para que os estudantes possam ingressar no mercado de trabalho de maneira qualificada. Como o foco desse tipo de produto é se preparar para o mercado de trabalho, essas disciplinas são mais práticas e focam no desenvolvimento de atividades que refletem o que acontece em um ambiente profissional.

  • Bacharelado

Os cursos de bacharelado demoram mais para aprender, variando de 4 a 6 anos, e prestam mais atenção ao campo de estudo, aprofundando tanto a prática quanto a teoria.

  • Licenciatura

O programa de graduação é projetado para aqueles que planejam trabalhar no campo da educação.Treinamento em sala de aula para alunos do ensino básico – geralmente da escola primária ao ensino médio. A duração é semelhante à duração do curso de graduação, com uma média de 4 anos.

Esses três métodos também foram confirmados pelo MEC como currículo dos alunos, o que permite que os alunos de pós-graduação continuem seus estudos depois da pós-graduação.


Como se inscrever no Sisu?

O cadastro do Sisu é feito online em uma fase gratuita. Basta digitar o número de registro e a senha do Enem do ano anterior para acessar a página do curso e iniciar o processo.

Quando você tiver acesso à plataforma, poderá escolher o curso escolhido, adicionando um filtro de pesquisa. Você pode filtrar por turnos, cursos, lugares e escolas para simplificar a escolha de opções.

Este curso dá a você a oportunidade de escolher entre dois cursos e pode fazer alterações mais tarde durante o registro. É importante saber que, se o primeiro ano for aprovado, não será possível escolher a segunda edição do currículo.

Para detalhes, por favor clique aqui para passos detalhados: Como se inscrever no Sisu.


Cronograma do Sisu

Antes do início de cada processo de seleção da Sisu, será publicado um aviso sobre a publicação da data principal do candidato e, para facilitar o acesso a este calendário, o MEC fornece um cronograma do SISU contendo todas as etapas, datas e explicações sobre como proceder.

Fique com nosso roteiro e horário. Portanto, você pode evitar a perda do período de registro e do período de registro selecionado.

 


Aplicativo oficial Sisu

O aplicativo oficial do Sisu foi desenvolvido para ajudar os candidatos a obter informações. Você pode desenvolver um cronograma para o processo de seleção aberto, participar da lista de cursos e instituições de ensino e até mesmo atualizar as anotações de desativação em seu telefone ou tablet.

Além disso, o aplicativo contém todas as informações para inserir o Enems, bem como comentários recebidos em testes e documentos objetivos.

Deve-se notar que o aplicativo Sisu é usado apenas para consultas e não pode fazer alterações nos parâmetros do curso ou nos dados cadastrais.

 

O aplicativo está disponível para Apple, aparelhos Android e Windows phone.


Quais faculdades participam do Sisu?

Todas as faculdades estatais brasileiras participaram do Sisu. No âmbito deste plano, mais de 100 faculdades e universidades estaduais oferecem aos alunos cursos de dois anos. No entanto, alguns deles só podem abrir vagas no meio ou no início do ano, então a lista pode mudar.

Veja aqui a lista completa das faculdades participantes do SISU.


O que é a nota de corte do Sisu?

O nível deste nível é igual ao nível do último candidato que irá passar no curso. É calculado pelo sistema, levando em consideração o número de vagas disponíveis e o número de candidatos cadastrados, portanto, este não é um ticket fixo. Na verdade, uma nota nítida pode mudar drasticamente entre o primeiro e o último dia da inscrição.

Como o valor das notas está disponível pela manhã e o tempo de inscrição termina às 23:59 do último dia, exceder o limite não garante um lugar no resultado final, portanto ainda é necessário calcular o sorteio e o último corte do candidato.

Qual a diferença entre nota mínima e nota de corte no Sisu?

O nível mínimo do curso é determinado por instituições educacionais para limitar a avaliação dos candidatos que participam do processo de seleção. A pontuação mínima pode ser uma área de conhecimento isolada ou uma pontuação média geral para obter Enems, com ou sem permissão por escrito.

O sistema Sisu calcula automaticamente a pontuação com base nas avaliações recebidas pelos candidatos que entram no curso. Ao contrário do primeiro, desconectar as notas não é exclusivo, mas pode ser usado como um candidato para posicionamento.

Como calcular a nota de corte do Sisu?

Como já explicamos, a classe de avaliação é variável porque depende do número de candidatos cadastrados e do número de vagas oferecidas. No entanto, você pode usar a circuncisão média do processo fechado para determinar e plotar as estimativas.

 


Sistema de cotas no Sisu

Como os exames regulares de admissão, a SISU oferece a oportunidade de reservar vagas para candidatos que já estudaram toda a escola secundária em escolas públicas, conforme descrito na “lei de cotas”. Do total de vagas oferecidas, 50% são alocadas para uma ampla competição e 50% são destinadas a estudantes dispostos a manter vagas.

 

Quem pode optar pela reserva de vagas?

Somente candidatos que estudaram em uma escola secundária escolar abrangente. Ao mesmo tempo, metade das vagas serão selecionadas para candidatos cuja renda familiar total seja inferior a 1,5 salário mínimo per capita.

Candidatos inválidos, ou autoproclamados, pretos, pardos ou indígenas (PPI) também têm o direito de reservar assentos de acordo com os critérios acima.

O número de vagas que reivindicam candidatos PPI ou alguns relatórios estão em falta é proporcional ao número de moradores da federação onde a instituição atende a esses critérios. Os cálculos foram realizados utilizando os dados mais recentes do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As vagas restantes não estão disponíveis para os candidatos do PPI.

Quais os tipos de vagas reservadas?

Levando-se em consideração a raça, a incapacidade e a renda familiar per capita, existem quatro tipos de vagas de emprego. Estes são:

  • Para candidatos PPI, acima de 1,5

Este tipo de trabalho aplica-se a candidatos declarados automaticamente, negros, pardos ou indígenas, ou a alguns que se revelem desvantajosos: eles leram toda a escola secundária em escolas públicas e sua renda familiar excedeu 1,5 vezes o salário mínimo por pessoa.

  • Para candidatos PPI até 1,5

Como mencionado acima, as vagas são para negros que frequentam escolas secundárias em escolas de ensino geral, perdão e autoproclamados indígenas ou pessoas com deficiência, e sua renda familiar total atinge um salário mínimo e meio por pessoa.

  • Para candidatos não-PPI, acima de 1,5

Essas vagas se aplicam a candidatos que estão no ensino médio em escolas públicas e cuja renda familiar excede o salário mínimo per capita de 1,5.

  • Para candidatos não-PPI até 1,5

Como antes, não há necessidade de declarar que você é negro, pardo ou indígena, ou que você tem alguma deficiência para se candidatar a este cargo. Só se formou em uma escola pública de ensino médio, a renda total do agregado familiar é de até US $ 1,50 por pessoa.


Resultados do Sisu

No final do período de registro, os preparativos para publicar os resultados são iniciados. De acordo com a explicação de Enom, os candidatos serão selecionados com base nas vagas, a pontuação mais alta será a primeira e assim por diante até que a vaga seja preenchida.

Primeira chamada do Sisu

A primeira ligação foi feita depois que o acordo do candidato terminou. Desde o lançamento da lista, o MEC forneceu o prazo para os candidatos se cadastrarem na agência. Após o prazo, as vagas restantes serão fornecidas novamente.

Lembre-se de que ele só pode selecionar as opções do curso, portanto, se você escolher a opção do primeiro ano, não poderá participar da seleção da segunda opção.

Segunda chamada do Sisu

A segunda chamada do Sisu fornecerá o saldo da primeira ligação para o candidato. O trabalho será preenchido na ordem de colocação até que esteja cheio.

Mais uma vez, o candidato selecionado terá um prazo para matrícula para instituições de ensino. Se a vaga não for preenchida, ela será fornecida aos candidatos na lista de espera da Sisu.

Lista de espera do Sisu

Ao contrário da lista alternativa, a lista de espera não é gerada automaticamente pela organização do candidato. Para participar da etapa final da seleção, é necessário visitar o site oficial do Sisu dentro do prazo estipulado no horário e manifestar interesse em participar do edital.

A participação é muito simples. Basta fazer o login na sua newsletter e clicar no botão para confirmar que você está interessado em participar da lista de espera do SISU.

Os resultados são fornecidos por instituições de ensino interessadas, por isso, lembre-se de ligar e enviar e-mail e, se possível, entre em contato com a agência para confirmar como encontrar os resultados.

Como ver o resultado do Sisu?

O resultado da primeira e segunda chamadas ficam disponíveis no site do MEC na página oficial do Sisu. E também podem ser acessados no boletim online do candidato, bem como nas instituições de ensino participantes ou pelo telefone da Central de Atendimento do MEC, 0800-616161.


Quais os critérios de desempate do Sisu?

Quando a conexão entre os dois candidatos Sisu usa a estimativa obtida no teste do Enem como um método de desempate.

Os candidatos que obtiveram a pontuação mais alta nos exames escritos obtêm os melhores resultados, mas se esses candidatos tiverem a mesma pontuação, eles avaliarão a avaliação dos testes objetivos.

O primeiro é o melhor resultado do teste de idioma, depois o teste de matemática e sua tecnologia. Se mantidos juntos, os candidatos com maior pontuação em ciências naturais virão à tona, e os registros humanos no último caso serão comparados.


Documentos necessários para a matrícula

Os documentos para solicitação de admissão não são feitos pelo SISU e são determinados pelas próprias instituições educacionais. Portanto, eles podem variar muito. Idealmente, você deve contatar sua instituição diretamente.

No entanto, deve-se notar que para suplentes cuja renda familiar per capita é inferior a 1,5 vezes o salário mínimo, é necessário comprovar a possibilidade de renda. Também pode ser necessário provar que toda a escola secundária é realizada em escolas públicas ou privadas com 100% de bolsas de estudo. No entanto, padrões étnicos autoproclamados não exigem provas.


Diferenças entre Sisu e Prouni

Independentemente dos costumes e Prouni é um projeto público, o seu principal objetivo – aumentar o número de estudantes no ensino superior. No entanto, apesar do fato de que os costumes alimentares oferecem oportunidades de emprego no ensino superior público, Prouni oferece às pessoas que desejam se inscrever em bolsas privadas de ensino superior.

Através do Prouni, você pode receber uma bolsa parcial (50%) ou completa (100%) até o final do curso sem ter que pagar o governo após o término do curso.

O método de escolha é o mesmo do ENEM e é feito inteiramente online, por liberdade e conveniência. No entanto, embora a comida e a vulgaridade permitam que todas as partes interessadas participem do Prouni, você deve provar que a renda total do domicílio é de mais de três salários mínimos, ou 1,5 vezes o padrão mínimo de salário per capita e uma escola secundária nas escolas públicas. Bolsa integral privada.


Diferenças entre Fies e Sisu

Fies também é um plano do governo federal para democratizar o ensino superior, mas, ao contrário de Sisu, Fies oferece ajuda financeira aos estudantes particulares do ensino superior.

O financiamento estudantil permite que os estudantes concluam o curso inteiro, os pagamentos mensais são pagos pelo governo e, após 1,5 anos de treinamento, a dívida é paga.

Fornecendo financiamento de 50% e 100%, o processo de seleção de alunos também usa notas do Enem on-line.

Para participar, você precisa provar que a renda familiar per capita é inferior a 1,5 vezes o salário mínimo, e a SISU está aberta a todos, independentemente das condições socioeconômicas.