Seguro de carro: como economizar na escolha do plano?

Contratar seguro de carro em países como o nosso não é importante. É primordial, essencial, indispensável, fundamental e todos adjetivos que a gente não se lembra agora. Um carro não anda sem motor; o proprietário não deveria andar sem seguro auto.

Acontece um roubo ou furto de carro por minuto no Brasil, segundo matéria de Thiago Amâncio da Folha de S. Paulo. E olhe que a matéria foi publicada em outubro passado. De lá para cá, certamente nem você nem ninguém notou melhora na situação. Pelo contrário.

Por outro lado, o fato é que seguro de carro não é importante somente em casos de furto ou roubo, como você vai ver nesta apresentação. Esta e as outras informações aqui são necessárias para você descobrir como economizar na escolha do plano de seguros. Afinal, por um lado o seguro é importante; por outro, a vida não está fácil pra ninguém, não é?

Seguro de carro

Entenda um pouco mais sobre o Seguro de carro e como as empresas agem.

Seguro de carro

Leia este texto e vá direto a uma operadora de seguros de carro caso já não o tenha feito. E envie mensagens pra gente se tiver outras dúvidas. A oportunidade de auxiliar você vai ser ótima para nossas equipes.

Antes, vamos entender a mecânica da …

Operadora de seguros de carro

É uma empresa, claro. Como toda empresa, precisa de matéria-prima e de lucro. A matéria-prima da seguradora são as informações que você presta no momento de contratar (ou seja, sua boa-fé); a forma de buscar lucro é diminuir ao máximo a obrigação de pagar pelo seguro. Você vai entender melhor a questão da boa-fé logo abaixo.

Estratégia da seguradora

Os valores que você paga mensalmente são gerenciados e aplicados no mercado financeiro segundo as estratégias da operadora. Assim, quanto mais segurados ela conseguir e quanto menos pagamentos por seguro de carro puder fazer, mais ela vai lucrar.

Compreendido isso, vamos ver agora como você pode economizar na hora de escolher um…

Planos de seguro de carro

O seguro não se aplica somente a roubos e furtos. Há apólices que cobrem acidentes, avarias e sinistros naturais, como enchentes. Há seguro total e parcial; há seguro para peças importantes.

Olha que interessante: Rob Berger, colaborador da revista Forbes, tem um raciocínio muito legal em relação a seguro de carro: “O seguro de carro é aborrecimento que custa caro. Ate você precisar dele”.

Há carros e há carro

Roubo/furto é um mercado; negativo, mas é mercado para os larápios. Como todo mercado, tem interesse neste ou naquele produto por um tempo. Com os carros, a regra é a mesma. Então, converse com um corretor e descubra quais modelos e marcas são mais visados por bandidos. Isso pode ser conseguido a partir de simulações.

É possível também analisar o histórico de acidentes com determinadas marcas e modelos. Isso significa que há riscos quase iminentes.

Adequação à necessidade

Como dito acima, há seguros de todo tipo. Atenha-se a suas necessidades reais.

  • Sendo proprietário cuidadoso, por exemplo, que leve o carro ao mecânico ao menor barulhinho, talvez você não precise de seguro contra avarias de peças
  • Se mora próximo a unidades de segurança pública, talvez não precise de seguro contra furto
  • Se houver pouco risco de enchentes nos trajetos que você mais trafega, talvez não precise se precaver disso

Esses são apenas exemplos. Mas… importante: perceba que nos três itens acima, usamos a palavra talvez.

Relacionamento com seguradora

E isso não significa apenas simpatia, mas também ação. A maioria das seguradores estuda histórico de acionamentos gerados por clientes e os classifica segundo esse histórico. Quanto menos precisar dela durante a vigência do seguro, mais bem classificado você estará e mais descontos vai conseguir no momento da renovação do contrato.

Seu perfil perante a seguradora

Tudo em você é analisado. Tudo. Locais onde mora, trabalha e em que mais trafega; se há garagem disponível; a quilometragem semanal; sua idade; a maneira como dirige (multas) etc. Assim, no momento de preencher o formulário de perfil, pense diversas vezes a fim de passar informações realísticas. Elas podem gerar bons descontos na mensalidade.

Nunca é tarde lembrar: minimizar multas de trânsito e pontos da carteira refletem também diretamente em seu perfil e não apenas na sua própria segurança e da sociedade.

Pesquisa, pesquisa, pesquisa

E mais pesquisa. Verifique os valores, franquias e prêmios no maior número de seguradoras possível.

Garagem

Mate dois coelhos com uma só cajadada. Se não tiver garagem em casa, construa. Assim, além de valorizar seu imóvel, vai conseguir diminuir o valor das mensalidades do seguro, pois o seguro de carros que passam muito tempo na rua é muito mais caro.

Rastreadores e alarmes

Além de aumentarem a segurança, minorizam o valor das mensalidades.

Pagamento à vista

Como todo produto, compras à vista possibilitam descontos. Tente pagar o seguro dessa forma.

Direção defensiva

Muitas operadoras sorriem largamente quando você informa que fez curso de direção defensiva. O sorriso pode se transformar em bom percentual de desconto.

Então é isso. Você tem essas dicas para conseguir bons descontos no seguro. Se souber de outras, envie pra gente.