FIES 2018 e Novo FIES – Guia Completo

O Mec criou o programa Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um para fornecer financiamento aos alunos de instituições privadas cadastradas no sistema. O objetivo é promover jovens de baixa renda para receber educação superior.

Aqui está o que você precisa saber sobre Fies, Novas Regras em 2018.

Saiba tudo sobre o FIES 2018 e as novas regras vigentes para esse ano.

Saiba tudo sobre o FIES 2018 e as novas regras vigentes para esse ano.

Como funciona o Fies?

No início de cada semestre, a Fies abriu um registro para candidatos que desejam se candidatar a um contrato de financiamento estudantil.

Indivíduos selecionados ajudam o governo federal a pagar as propinas antes do término do curso. Após a formatura, o beneficiário deve devolver mensalmente os fundos financiados pelo governo em parcelas.

O financiamento da educação estudantil é dividido em três etapas e é dividido em três etapas, de acordo com o nível de participação dos alunos em dívidas:

 

  • Durante o curso:

Durante a educação do aluno, apenas o valor relacionado às despesas operacionais especificadas no contrato é pago. Os custos totais de seguro de vida exigidos para o contrato também serão pagos durante o curso.

  • Período de Carência e Amortização:

A partir de 2018, a Fies não possui mais um período de carência para amortização de dívida – até 2017, o contrato assume um intervalo de até 18 carências. Portanto, após concluir o curso, os alunos já iniciaram a fase de depreciação.

De acordo com cálculos fornecidos pelo governo, se os alunos começaram o trabalho ou iniciaram atividades comerciais após a graduação, eles serão automaticamente deduzidos de suas fontes de renda.

Se o aluno não tiver renda durante qualquer período de depreciação, ele deverá pagar a mensalidade de acordo com o valor mínimo do pagamento.

Todos os valores devem ser pagos diretamente à agência onde o serviço está localizado – financiamento ou seguro de vida.

Segundo estimativas do governo, o prazo máximo da dívida é de 14 anos.

Quais cursos participam do Fies?

O FIES aplica-se a cursos de graduação com três ou mais conceitos no sistema nacional de avaliação do ensino superior (sinai) fornecidos pelas instituições participantes.

Embora todos os cursos sigam as mesmas regras, o MEC informou que, no caso dos medicamentos, existem “variáveis que correspondem às características do curso”.

 

Se desejar conhecer os cursos e instituições participantes do programa FIES, acesse o formulário de pesquisado SisFies.

Quais os tipos de financiamento oferecidos pelo Fies?

A partir de 2018, a Fies oferece três métodos de financiamento, um dos quais tem taxa de juros zero. Esta é uma das principais inovações do programa e, até 2017, todos os alunos receberão juros a uma taxa de 6,5%.

As três faixas do Novo Fies são:

  • Modalidade I

Ele é projetado para estudantes de todo o Brasil e tem uma renda mensal per capita de até três salários mínimos. Existem 100.000 vagas sem taxa de juros. As condições para participar deste modelo são encontrados através do site do Fies.

  • Modalidade II

Aplica-se a estudantes nas regiões norte, nordeste e centro-oeste, onde a renda mensal domiciliar per capita é de até cinco vezes o salário mínimo. De acordo com as instituições financeiras responsáveis pelo financiamento, existem 150.000 vagas de taxa de juros flutuantes.

  • Modalidade III

Aplica-se a estudantes de todo o País. A renda familiar mensal per capita é de até cinco vezes o salário mínimo. De acordo com as instituições financeiras responsáveis pelo financiamento, existem 60.000 vagas de taxa de juros flutuantes.

Cuidado: Durante o período do financiamento, não é possível mudar de uma modalidade para outra.

Você pode solicitar financiamento a 100% do valor mensal de 10%. No entanto, o valor total pago à agência a cada mês não deve exceder o limite de R$ 5.000 definido pelo Ministério da Educação.

Para descobrir quais bolsas você pode obter, é necessário calcular a renda média mensal por pessoa e pagar suas taxas mensais mensais para considerar seu nível de renda obrigatória, o valor máximo depende do valor recebido.

Se você puder pagar a maior parte dos pagamentos mensais do que o recomendado, poderá escolher o valor máximo de fundos a ser fornecido antes de assinar o contrato. Se esse é um processo, sua decisão, você também pode solicitar que as alterações sejam adicionadas no final de cada semestre.

Como é feito o cálculo do financiamento pelo Fies?

O cálculo do financiamento de Fies com base em fatores como renda domiciliar per capita e renda mensal é mais complicado.

Você encontra detalhes de como o cálculo é feito através do site oficial do SisFies.

Quem pode participar do Fies?

O Novo Fies está aberto a graduados e não-graduados de todo o Brasil, e a renda mensal domiciliar per capita é de até cinco vezes o salário mínimo.

Os candidatos também devem participar de algumas das publicações do Enem a partir de 2010 e receber um mínimo de 450 pontos, mas ele não invalidará a composição.

Os beneficiários da bolsa Prouni podem participar da Fies, financiando o valor restante da mensalidade.

 


Cronograma do Fies

A programação do Fies é normalmente publicada no site oficial da Fies logo após o anúncio dos resultados do Prouni.

Portanto, os candidatos que selecionam algumas bolsas de estudo também podem participar do processo eleitoral em Fez.

Para acessar, basta clicar na guia “Cronograma” no site da Fies.

 

Como se inscrever no Fies?

O registro de Fies é geralmente mais complexo que o registro de Sisu e Prouni, e há quatro etapas principais:

  • Pré-seleção

Na primeira etapa, o candidato deve entrar no Sistema de Seleção Fies e cadastrar seu CPF, sua data de nascimento, a senha escolhida para acessar o portal, e endereços de e-mail válidos e usados.

Depois de concluído, o link será enviado para o campo de email do candidato para confirmar o registro.

Seguindo essas etapas, o candidato deve continuar preenchendo seus dados, indicando os cursos e instituições de ensino necessários.

  • Inscrição

Uma vez que os resultados da pré-seleção sejam publicados no site oficial da Fies, os candidatos selecionados devem se registrar no site da SisFies e serão notificados das informações necessárias sobre o contrato de financiamento estudantil, como informações do fiador, renda e alguns documentos.

 

  • Validação das Informações

Após o preenchimento do cadastro do SisFies, o candidato deverá contatar a instituição de ensino que está tentando verificar as informações cadastradas no Comitê de Observação Permanente e Monitoramento (CPSA) do SisFies.

 

  • Contratação do Financiamento

Depois de verificar as informações, o candidato deve solicitar à instituição bancária selecionada do Registrador do SisFies para negociação e formalização do financiamento estudantil juntamente com seu patrocinador.

Todos os prazos para as etapas acima podem ser encontrados no aviso e no cronograma.

O que é a CPSA?

O CPSA é um comitê permanente de supervisão e supervisão, é uma unidade que participa da instituição FIES e é especificamente projetado para resolver problemas relacionados ao planejamento.

A essência consiste em dois representantes de várias partes de instituições educacionais, estudantes, professores e departamentos administrativos.

A responsabilidade do CPSA está na avaliação e verificação das informações fornecidas pelo candidato e no processo relacionado ao Fies, como o início do processo de renovação.


Como é o processo seletivo do Fies?

O processo de seleção de Fies durante a fase de pré-registro é muito semelhante aos processos Sisu e Prouni, mas apenas uma opção de curso pode ser selecionada. Quando você vai para uma posição disponível, os candidatos podem adicionar locais, turnos, instituições e filtros de curso para encontrar o trabalho que melhor se adapta ao seu perfil pessoal.

Na data especificada no prazo de inscrição, os candidatos terão acesso ao tribunal atualizado diariamente e poderão alterar o curso selecionado a qualquer momento antes do final do período especificado na programação de inscrições.

Como é calculada a nota de corte?

O grau de redução de cada curso é calculado com base no número de locais disponíveis e no grau de não-diplomados registrados. Em princípio, o que o sistema faz é organizar os candidatos na ordem de seleção e instalação, que será a classe mais baixa entre os possíveis candidatos do dia, neste modo particular e na direção.

O nível desta seção é variável e não pode ser estimado com precisão. Apesar disso, você pode usar a média das notas finais dos anos anteriores. Fizemos uma abreviação para o simulador em Quero Bolsa, e com apenas alguns cliques do mouse, você pode ver se você selecionou o curso de sua escolha.

Você também pode encontrar cursos específicos visitando a página Fies Cut Notes.

Como é feita a classificação dos candidatos?

Os candidatos são classificados de acordo com o grau de Enem, com a maior média de notas de testes objetivos e escritos. A prioridade é dada a um candidato não-graduado.Se algumas vagas não forem preenchidas, os candidatos serão selecionados para encontrar o segundo candidato.

Critérios de desempate

Se houver dois ou mais candidatos com a mesma classificação no momento da classificação, o sistema primeiro selecionará o candidato com a maior pontuação entre os artigos escritos pelo Enem. Se os candidatos permanecerem em contato, a pontuação mais alta será usada nesta ordem para linguagem, matemática e ciências naturais e humanas.

Se houver uma conexão entre o candidato de pós-graduação para pós-graduação e o candidato a pós-graduação, independentemente do grau obtido no teste do Enem, os candidatos que não são estudantes de pós-graduação têm uma preferência.

Como ver o resultado do Fies?

Os resultados dos candidatos selecionados serão publicados no site oficial da Fies em uma chamada diária especificada no jogo e no horário. Você também pode descobrir se ele é selecionado entrando em contato com a instituição de ensino que você está tentando criar um emprego.

Lista de Espera

A lista de espera do Fies se expande com o resultado de uma chamada. No entanto, se os candidatos da lista de finalistas não puderem ser preenchidos por um aluno pré-selecionado por telefone, eles estarão qualificados para vagas.

É importante observar a seleção de candidatos na lista de espera no site oficial da Fies. Depois que os resultados foram anunciados, o candidato tinha apenas 5 dias para continuar solicitando auxílio financeiro aos estudantes.

Vagas remanescentes

Caso o candidato selecionado ainda tenha vagas após o cadastro na fila de espera, as vagas remanescentes serão disponibilizadas através do novo aviso de seleção. O anúncio pode ser encontrado no site oficial da Fies, bem como todas as instruções de registro.

Durante o período de inscrição, os graduados, não graduados, são independentes, não graduados, para que possam se inscrever primeiro. As demais regras do FIES permanecem inalteradas.

Como é o processo de contratar o financiamento pelo Fies?

Para contratar a Fies, os candidatos pré-selecionados devem seguir os passos acima e entrar em contato com a SisFies para cadastrar a agência do banco selecionado para enviar os documentos e executar o contrato.

Após o registro no SisFies, o candidato terá 10 dias para visitar o banco e fornecer todos os documentos necessários, caso contrário o subsídio será perdido e transferido para outro candidato.

Quais os documentos necessários?

Veja abaixo a lista dos documentos necessários para apresentar:

    • Documentos do contratante:
      • Documento de identificação oficial com foto;
      • CPF;
      • Comprovante de residência;
      • Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) emitido pela CPSA.

Também podem ser requisitados:

    • Documentos do representante legal, para menores de 18 anos;
    • Certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge, quando for o caso;
    • Termo de concessão de bolsa parcial do Prouni, quando for o caso;
  • Documentos do fiador:
    • Documento de identificação oficial com foto;
    • CPF;
    • Comprovante de residência;
    • Comprovante de rendimentos, somente em caso de fiança convencional;
    • Certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge, quando for o caso.

Quem pode ser fiador do Fies?

Ser um fiador de alguém é uma grande responsabilidade, portanto, há algumas regras sobre quem pode ou não garantir. Por exemplo, essa tarefa não pode ser fornecida ao cônjuge do candidato e aos beneficiários do plano Fies e do plano de crédito educacional.

Além disso, apenas cidadãos brasileiros ou portugueses são os patrocinadores dos beneficiários do Fies.

Quais os tipos de fiança do Fies?

Independentemente dos recursos fornecidos pelo programa, os patrocinadores devem se inscrever no cadastro do SisFies. Este fiador pode ser alterado durante o semestre Fies.

Atualmente, a Fies oferece dois tipos de garantias que podem ser selecionadas diretamente no SisFies:

Fiança convencional

No modelo de resgate tradicional, os candidatos devem selecionar até duas pessoas com mais de 18 anos e ter renda suficiente para pagar suas dívidas em caso de inadimplência. Nesse caso, um salário mensal total equivalente a duas vezes o valor mensal é suficiente.

Fiança solidária

Os títulos estáveis permitem que o beneficiário FIES escolha de três a cinco pessoas como garantidores da dívida. Para garantir esse padrão, as seguintes regras se aplicam:

 

  • Não é necessário apresentar comprovação de rendimentos;
  • Os integrantes devem ser estudantes da mesma instituição de ensino que o candidato;
  • Os integrantes não podem ser pertencentes ao mesmo grupo familiar do candidato.

Consegui o financiamento e agora?

Agora você só precisa informar à instituição que está participando para começar as aulas. Se o semestre já começou, o Fies só entrará em vigor no próximo semestre, portanto, nenhum aluno será desqualificado ou não prejudicará o problema.

Para os alunos que já se matricularam em um curso como estudante do curso regular, você pode receber um reembolso das taxas de ensino através do SisFies antes de obter o apoio do aluno.

Uma vez que o financiamento é fornecido, ele será distribuído durante todo o curso até a quebra do contrato, e os alunos continuarão a aumentar a cada seis meses.

O que é o Aditamento do Fies?

Este é apenas o próximo semestre para restaurar o contrato Fies. Todo o processo é preenchido on-line pela SisFies e permite que você acesse os dados relacionados ao aluno no sistema.

Depois que os dados forem fornecidos pela agência, você poderá adicioná-los. Os alunos que não puderem completar essa tarefa dentro de um certo período de tempo perderão os benefícios do financiamento, então, por favor, lembre-se da data!

Abatimento de 1% da dívida do Fies

Professores e médicos que se formam com o financiamento do Fies para estudantes têm o direito de deduzir 1% do saldo não pago a cada mês. Para obter essa vantagem, basta fazer uma solicitação SisFies.

Para saber mais sobre descontos, basta clicar em algumas das guias no site oficial da SisFies.